O legado de Rui Barbosa, o "Águia de Haia", inclui a defesa da igualdade de soberania, a criação da Corte Permanente de Arbitragem e a participação na elaboração da Declaração de Haia.
Rui Barbosa foi um jurista, jornalista e diplomata brasileiro que participou da II Conferência da Paz em Haia, na Holanda, em 1907. O Barão do Rio Branco, ministro das Relações Exteriores na época, deu-lhe o cognome de "Águia de Haia".O legado de Rui Barbosa inclui:
- A defesa da igualdade de soberania e dos direitos das pequenas potências.
- A criação da Corte Permanente de Arbitragem, que resolveu disputas entre países de forma pacífica.
- A participação na elaboração da Declaração de Haia, que estabeleceu princípios do direito internacional humanitário.
- A atuação em nome do Brasil, que pode ser considerada um dos pilares do multilateralismo contemporâneo.
- A eleição como juiz da Corte Internacional de Justiça, um dos órgãos principais das Nações Unidas.
Rui Barbosa defendeu corajosamente o princípio da igualdade das nações
O ano de 1907 marcou o início da participação do Brasil no concerto das nações ao enviar sua delegação para a Conferência de Haia. Durante a conferência, o chefe da delegação brasileira defendeu a igualdade jurídica dos Estados durante as discussões para a criação de uma corte internacional de arbitragem, projeto apresentado pelos EUA e depois apoiado por Alemanha, França e Grã-Bretanha.
Um ato de grande audácia, pois, naquele momento, a subserviência dos pequenos Estados às grandes potências era absoluta.
Sua coragem e capacidade de argumentação lhe valeram, por parte da imprensa, o apelido de "Águia de Haia", que depois virou sinônimo de Rui Barbosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.