O espaço acústico pode ser considerado como um recurso ecológico finito, sujeito à competição pelas espécies que partilham do mesmo habitat. Nesse contexto, a Hipótese de Nicho Acústico (HNA) prediz que as espécies evitam emitir sinais sonoros ao mesmo tempo ou frequência, de forma a minimizar a sobreposição de sons. O objetivo geral deste trabalho foi testar a Hipótese de Nicho Acústico, verificando a existência de partição temporal e espectral quando os animais estão emitindo sinais sonoros, e também a diferença de sazonalidade na dinâmica de partição de nicho acústico. A coleta de dados foi realizada em uma área de Caatinga, que possui forte sazonalidade, com estações seca e chuvosa bem marcadas. Utilizamos dados de 3 dias não consecutivos de amostragem em cada estação, em um esquema de subamostragem de 1 minuto a cada 15 minutos de gravação (96 minutos por dia). Os sinais identificados como sons de animais foram selecionados e a sobreposição entre eles foi avaliada utilizando-se o índice de Pianka, comparando o valor do índice obtido com um gerado por um modelo nulo. Nos 576 minutos de gravação analisados foram encontrados 125 sinais sonoros classificados como aves, 77 como ortópteros, 02 como cigarras, 02 como anuros e 02 como mamíferos. As análises de sobreposição de nicho para duração dos sinais acústicos e para as bandas de frequência ocupadas por cada grupo faunístico, sugere uma baixa sobreposição em ambas estações. Os valores dos índices observados não poderiam ser originados ao acaso e refletem a ocorrência de processos biológicos nas dimensões do tempo e da frequência. Os resultados corroboram a hipótese da competição por espaço acústico e consequente adaptação dos organismos para coexistência durante a comunicação sonora.
Acauã
Os barulhos da Caatinga sãoos cantos das aves que habitam o bioma, como o casaca-de-couro, garrinchão, choca-barrada, choca-do-nordeste, cava-chão, acauã, joão-xique-xique, rolinha fogo-apagou, pica-pau-ocráceo, periquito-da-caatinga, pompéu, balança-rabo, sofreu ou corrupião, galo-da-campina ou cardeal-do-nordeste, caburé, tem-farinha-aí.
A Hipótese de Nicho Acústico (HNA) prevê que as espécies que compartilham o mesmo habitat evitam emitir sinais sonoros ao mesmo tempo ou frequência.
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, localizado na região Nordeste, com uma área de 826.411 km2. A sua flora e fauna são ricas em endemismo e adaptadas às altas temperaturas e à falta de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.