POR RENATA BRAVO - TECNOLOGIA ASSISTIVA DESDE 2013
email de contato - renatarjbravo@gmail.com

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Aproximar a ciência do cotidiano desperta a vontade do conhecimento e facilita o aprendizado. E contribui também para os processos de educação alimentar e nutricional


A ciência na cozinha é o estudo dos fenômenos físicos, químicos e biológicos que ocorrem durante o preparo dos alimentos, e que transformam ingredientes simples em pratos incríveis.

A cozinha pode ser considerada um laboratório, pois nela se encontram vários reagentes, como temperos, óleos, ácidos, e reagentes biológicos, como o fermento.  

A ciência culinária é a capacidade de saber que a comida é mais do que apenas comida, e de ter as ferramentas para fazer perguntas e encontrar as respostas para elas.  

A ciência está presente na cozinha de várias formas, como: 

- A química, pois quase tudo que cozinhamos e comemos é feito de carbono, oxigênio e hidrogênio  

- A física, pois na cozinha se aplicam conceitos como atrito, pressão, elasticidade, cinemática, dinâmica, eletricidade, e estudo do meio

- os riscos de uso de determicadas panelas, como as de alumínio 

- os benefícios do azeite para a saúde

- os riscos do consumo de gorduras saturadas

- a ação dos conservantes e realçadores de sabor colocados nos alimentos ultraprocessados

A cozinha e a ciência estão relacionadas de diversas formas, como:

- A cozinha pode ser considerada um laboratório, pois nela se encontram vários reagentes, como temperos, óleos, ácidos e fermento.

- A culinária é uma atividade que está ligada à natureza, à ciência e à biologia.

- O conhecimento da ciência na cozinha é importante para o reaproveitamento de alimentos, diminuindo o desperdício e o lixo orgânico.

- O conhecimento da química é fundamental para saber como aplicar os compostos presentes em temperos em alimentos industrializados ou em preparações.

- A gastronomia é uma ciência estudada há muitos séculos, e vários equipamentos, utensílios e processos culinários surgiram da curiosidade dos pesquisadores.

- A ciência culinária e a ciência alimentar são abordagens diferentes, mas ambas podem ser utilizadas para desenvolver novos produtos alimentícios.

- A comida é um elemento característico de identidades distintas, que se realizam por meio de tradições, regionalismos, modelos de cozinha e saber-fazer específicos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.