POR RENATA BRAVO - DESDE 2013
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais, podem causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO.

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

A religião tem um papel importante na formação de civilizações, influenciando a cultura, a política, a ética, a governança e a estrutura social.


A cultura grega antiga era fortemente influenciada pela religiosidade, e as duas estavam intimamente relacionadas:

Religião
Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses, semideuses e heróis. Os deuses eram representados como figuras humanas, e cada um representava uma virtude. A religião tinha como objetivo moralizar a sociedade e unificar os povoados. Cultura

A cultura grega se manifestava por meio da literatura, da música e do teatro. As obras de arte, as peças de teatro e os textos escritos retratavam os deuses e elementos relacionados a eles. A música também era fundamental na cultura grega, e estava relacionada com a religião.


Alguns exemplos de manifestações da cultura grega relacionada à religiosidade são:

Jogos Olímpicos - Realizados na cidade de Olímpia, em homenagem a Zeus, o principal deus grego. Os Jogos Olímpicos eram realizados de quatro em quatro anos, e durante o evento, as guerras eram suspensas.

Templos - Os gregos construíram templos para realizar suas orações aos deuses.

Oráculos - Os gregos acreditavam que os oráculos eram meios usados pelos deuses para se comunicarem com eles.

Festas - As festas dedicadas às divindades eram importantes acontecimentos sociais.

A Grécia Antiga é considerada o berço da civilização ocidental:

- A Grécia Antiga foi uma das principais civilizações da Antiguidade, com um alto nível de sofisticação em diversas áreas.
- Foi na Grécia Antiga que surgiram as primeiras noções de democracia, artes cênicas, historiografia e literatura.
- A Grécia Antiga influenciou a cultura do mundo moderno, principalmente durante o Período Renascentista e o período neoclássico.
- A Grécia Antiga deixou um legado cultural que inclui a literatura épica, como "Ilíada" e "Odisseia", obras filosóficas de Sócrates, Platão e Aristóteles, e padrões de arte e arquitetura.

A Grécia Antiga se desenvolveu na Península Balcânica, na Península do Peloponeso e em diversos locais ao longo da costa do Mar Mediterrâneo.

------

Um adendo a minha reflexão:

A religião é um conjunto de crenças e práticas sociais relacionadas com a noção de sagrado. Ela é influenciada pela cultura, mas também a influencia, permitindo conhecer os valores éticos de uma sociedade.

A religião pode ser um elemento fundamental para a formação de uma sociedade, como foi o caso das religiões dos povos antigos , como exemplo a Grécia antiga. Atualmente, a religião continua a ser importante em muitas sociedades, como no Oriente Médio e na África Subsaariana, onde é profundamente enraizada.

A Igreja Católica também teve um papel proeminente na formação da civilização ocidental. A Igreja fundou universidades, incentivou cuidados médicos e serviços de bem-estar, e influenciou filósofos ocidentais e ativistas políticos.

A religião sempre foi característica fundamental da humanidade. Em todas as culturas e épocas, a abertura à transcedência foi o que moveu a humanidade a buscar desenvolver-se no ^^ambito intelectual, social, ético e profissional. Estudos em fenomelogia da religião comprovam: mesmo as pessoas que não professam nenhuma crença possuem visões de mundo motivadas pela religiosidade. A religião molda o caráter, eleva os ideais e impulsiona a família humana a se ajudar mutuamente.

Portanto, a religião consiste em uma necessidade básica de todo ser humano. Especialmente, aqueles que se dedicam de maneira mais intensa ao estudo e ao desenvolvimento da ciência, uma vez que estas atividades abrem o espírito humano a uma inevitável elevação espiritual.

Fé e razão não são realidades antagônicas, como muitos querem afirmar. Na verdade, as duas se complementam e nos dão um caminho seguro para as verdades mais elevadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.